Skip to main content
Especialidades

Procedimentos Especiais

O CHSP dispõe de um espaço amplo, seguro e confortável para a prática dos seguintes procedimentos especiais. Por conta disso, a interação entre nossos médicos que realizam o diagnóstico e os médicos clínicos que acompanham os pacientes com suspeita de doença hematológica, tem levado ao sucesso de 40 anos de diagnóstico da doença no sangue. 

Conheça os procedimentos:

Mielograma

  • Função do exame:

    Analisar medula óssea por meio das células sanguíneas produzidas. Este exame serve para detectar causas da anemia, alterações da célula sanguínea, diagnóstico de cânceres hematológicos, entre outros.

    Exame realizado com o material obtido da punção aspirativa da medula óssea, com o objetivo de analisar a morfologia e produção das células precursoras. Fornece informações em relação a características citológicas e ao processo de maturação das linhagens hematopoéticas. Auxilia no diagnóstico e no tratamento de várias doenças hematológicas e oncohematologicas.

  • Procedimento :

    Uma agulha é introduzida no osso do paciente, geralmente na bacia, para a realização da aspiração de uma parte da medula óssea, com retirada de um pequeno fragmento de osso. Na criança é possível aspirar a medula óssea do osso da tíbia. O exame é feito com uma anestesia local.

    A coleta para o exame é realizada com anestesia local, introduzindo uma agulha no osso do paciente e aspirando uma parte da medula óssea. A punção pode ser realizada no osso esterno, na bacia e na tíbia (mais comum em crianças).

  • Preparo :

    Não é necessário nenhum preparo especial para realização do exame.


Imunofenotipagem por Citometria de Fluxo

  • Função do exame:

    Com o líquido da medula óssea é possível realizar o estudo de imunofenotipagem, que auxilia nos diagnósticos dos diferentes tipos de leucemias agudas e crônicas, linfomas, mielomas, mielodisplasias e entre outras doenças.

    Exame utilizado para a determinação da linhagem celular e análise da maturação das células nas neoplasias hematológicas. Esse teste é utilizado para o diagnóstico e monitoramento de diversas doenças hematológicas e oncohematológicas.

  • Procedimento :

    As células são avaliadas individualmente ao passar por um equipamento capaz de mensurar múltiplos parâmetros, por meio de uma um feixe de luz incidindo sobre o grupo celular.

    O exame pode ser realizado em amostra de sangue periférico ou em aspirado de medula óssea, de acordo com a solicitação e/ou indicação clínica.

  • Preparo :

    Não é necessário nenhum preparo especial para realização do exame.


Citogenética e Genética Molecular

  • Função do exame:

    Por meio da obtenção da medula óssea, é possível realizar o estudo de citogenética (cariótipo) e de genética molecular (FISH), para o diagnóstico, prognóstico e acompanhamento do tratamento.

    O estudo das alterações cromossômicas das células neoplásicas é de grande importância no diagnóstico, classificação, prognóstico, acompanhamento evolutivo e monitoramento de terapêuticas e pode ser realizado pelo método clássico (cariótipo) e/ou por genética molecular (FISH).

  • Procedimento :

    O procedimento leva aproximadamente 15 minutos e é feito por meio de coleta sanguínea.

    O exame pode ser realizado em aspirado de medula óssea, ou em sangue periférico, de acordo com a solicitação e/ou indicação clínica.

  • Preparo :

    Não é necessário nenhum preparo especial para realização do exame.


Biópsia de Medula Óssea

  • Função do exame:

    São úteis na investigação e no acompanhamento de doenças hematológicas, tais como anemias, neoplasias, doenças linfoproliferativas, doenças mieloproliferativas e na diferenciação das neoplasias não hematopoéticas.

    Exame realizado utilizando uma amostra de fragmento de medula óssea oferece uma análise mais precisa da celularidade, organização topográfica dos diferentes elementos celulares, alterações morfológicas e lesões focais. Auxilia no diagnóstico e no monitoramento de várias doenças hematológicas e oncohematologicas.

  • Procedimento :

    O procedimento leva em torno de 20 minutos e é feita uma anestesia local para a retirar um pequeno fragmento ósseo da bacia, por meio de uma  agulha especial.

    A coleta para o exame é realizada com anestesia local, introduzindo uma agulha especial no osso do paciente e retirando um pequeno fragmento da medula óssea. A punção pode ser realizada na bacia ou na tíbia (em crianças).

  • Preparo :

    Não é necessário nenhum preparo especial para realização da punção.


Além de exames de biologia molecular, específicos para hematologia e onco-hematologia.

Quer saber mais ou precisa de uma consulta?