Serviços | Pesquisa Clínica

O que é

Qualquer investigação em seres humanos que envolve aquisição de conhecimentos nas seguintes áreas:

1. Pesquisa no paciente: estuda como a doença se desenvolve, os tratamentos, os ensaios clínicos, o desenvolvimento de novas tecnologias relacionadas a doença. No ensaio clinico estuda-se questões sobre eficácia e segurança de medicamentos, dispositivos médicos, método de ensino, método de treinamento ou comportamento.

2. Estudos de epidemiologia e comportamento das doenças: estudam a distribuição da doença, fatores que alteram a saúde e como as pessoas tomam decisões relacionadas a saúde.
3. Estudos de resultados e serviços de saúde: buscam identificar as intervenções mais eficazes e eficientes, tratamentos e serviços.

Fonte: http://www.nichd.nih.gov/health/clinicalresearch

Quem pode participar

Qualquer cidadão, teoricamente, pode vir a ser voluntariamente um “sujeito de pesquisa”. Condição essencial é que esse cidadão seja adequadamente esclarecido sobre todos os aspectos da pesquisa, os procedimentos a que será submetido, possíveis riscos que poderá correr, devendo também conhecer seus direitos e deveres como participante do estudo e estar de acordo com tudo isso.

Atividade no CHSP

Desde 1.993 são desenvolvidos protocolos de Pesquisa Clínica no CHSP, conduzidos por um Grupo de Profissionais capacitados através de Programas de Treinamento e Assessoria para Centros de Pesquisa.